A empresa

       Fundada em 2013, por Francisco Vítola e Eduardo Sydney, então doutorandos em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Cogubras surgiu para se tornar referência na área de cogumelos. Vítola já estudava propriedades medicinais de cogumelos há mais de dez anos, em laboratórios universitários e fazia seus experimentos caseiros, cultivando cogumelos comestíveis. Esta formação e experiência deu a base tecnológica para o início da empresa.

       Pioneira na produção de kits para o cultivo de cogumelos em caixinhas no país, a Cogubras vem sempre buscando inovar. Foram lançadas três variedades de cogumelos para cultivar em casa, inicialmente. Além de comestíveis, os cogumelos selecionados pela Cogubras têm um forte apelo ornamental. Os kits Cogoo tiveram repercussão nacional e se tornaram sensação. Hoje a linha chega a ter seis espécies disponíveis de uma só vez.

       Desde o início, a empresa conta com um técnico de produção e oferta uma vaga de estágio, tendo contribuido para a formação de alunos de universidades, como a UFPR, PUC e UNIOESTE. De 2015 em diante, Sydney deixou a sociedade e Vítola assumiu o controle da empresa. Além dos kits, a Cogubras  passou a oferecer palestras, consultorias, cursos de cultivo e passeios para identificação de cogumelos silvestres, além de ocasionalmente fornecer cogumelos silvestres e especiais para chefs renomados de Curitiba.

       Em outubro de 2015 lançou o primeiro kit para cultivo de cogumelos zero resíduos: o kit vem em frascos de vidro. Em dezembro do mesmo ano, lançou o mega-kit Cogoo champignon, o maior e mais econômico kit de cultivo do mercado. As primeiras novidades de 2016 já apareceram: uma série de oficinas sobre processos fermentativos artesanais (“Cogubras no Mundo das Fermentações”) e uma linha de kits para cultivar cogumelos desde a semente até a colheita (“kits Cogoo para Semear”). O ano promete!

       O foco da Cogubras está em acrescentar mais conhecimento sobre cogumelos à nossa cultura e ajudar a difundir a produção e a utilização destes fantásticos organismos. Literalmente, nestes dois anos a Cogubras tem levado cogumelos para dentro das casas brasileiras.

Fechar
Fanpage Cogubras
Curta nossa página no Facebook e receba novidades, dicas, informações, curiosidades e receitas incríveis!