Dicas

- Em climas quentes, para estimular a frutificação de Pleurotus ostreatus (shimeji preto), Agaricus bisporus (champignon) ou Pleurotus eryngii, pode-se deixar a embalagem por 24 horas em geladeira e depois retorná-la para o local escolhido para o cultivo, ou borrifar o kit com água gelada.

- Em climas frios, buscar um canto mais quente para o cogumelo salmão (Pleurotus djamor), o cogumelo-ostra marrom (Pleurotus pulmonarius) e o shimeji branco (Pleurotus ostreatus).

- Pouca luz é melhor que muita luz. Luz solar direta deve ser totalmente evitada.

- Fixar um local e não ficar movendo o kit.

- Escolher pontos em que já existam primórdios ou em que o micélio esteja bem forte, para furar.

- Furos pequenos são melhores que furos grandes.

- Até os cogumelos estarem médios, é melhor borrifar ao redor e não diretamente.

- Se não puder borrifar com tanta freqüência, uma alternativa é manter um recipiente raso com água próximo ao kit ou colocá-lo sobre um prato com água. O importante é manter o ar bem úmido próximo ao kit!

- É melhor usar água filtrada, fervida ou mineral.

- Ventilar a sala, mesmo que rapidamente, pelo menos uma vez ao dia.

- Os cogumelos podem amadurecer pequenos ou grandes, em pequeno ou grande número. Varia muito. Um sinal de que os cogumelos estão maduros é a liberação de esporos, que pode ser observada na forma de uma poeira fina que se deposita sob os chapéus. A cor da esporada é branca para todos os nossos kits, com exceção do cogumelo salmão que pode ter os esporos rosados e o champignon, que tem esporos marrons. O melhor é colher os cogumelos antes que soltem esporos, ou no máximo quando começam a soltar, se não perdem rendimento.

- Um período de uma semana no escuro, de preferência entre  20ºC e 30ºC entre uma frutificação e outra pode ajudar a fortalecer o micélio.

- Se as condições de cultivo são muito secas e o kit perde tanta água que fica bem leve, pode ser necessário reidratar para frutificar novamente. Para tanto, pode-se retirar o pacote de dentro da caixa e submergir completamente em água, dentro de um balde. Será necessário usar um peso para manter o pacote submerso. Deixe por 6 horas e depois escorra o excesso de água. Volte a colocar o saco na caixa e tente uma nova frutificação. Esta dica só não vale para o champignon.

- Depois de esgotado o cultivo o conteúdo do kit poderá ser utilizado como adubo ou simplesmente descartado como resíduo orgânico. Se usado como adubo e o vaso ou canteiro estiver na sombra, pode ocorrer a frutificação de cogumelos.

Fechar
Fanpage Cogubras
Curta nossa página no Facebook e receba novidades, dicas, informações, curiosidades e receitas incríveis!