FAQ – champignon

 

1- Devo misturar o composto e a terra?

R.: Aconselhamos a compactar levemente o composto e cobrir com uma fina (~1 cm) de camada de terra.

 

2- Posso usar outro recipiente no lugar da caixa de papelão?

R.: Sim. Apenas cuidado para não empoçar a água no fundo.

 

3- Deixo a caixa aberta ou fechada?

R.: Assim que cobrir o composto com a terra, pode ser uma boa molhar bastante a terra e deixar a caixa fechada por uns três dias, para o micélio subir um pouco na terra. Depois, deve-se abrir a caixa. Se for um ambiente muito ventilado, melhor deixar a caixa entreaberta; mas se for um ambiente pouco ventilado, pode deixar a caixa totalmente aberta.

4- Devo usar apenas o mini-borrifador para molhar a terra?

R.: Não. Na primeira regada, e sempre que perceber que a terra está seca, poderá usar um regador ou copo dágua para molhar mais intensamente. Porém cuidado para não deixar empoçar água. depois de molhar intensamente, poderá ficar um tempo sem molhar. Use o borrifador para complementar a umidade da superfície da terra.

 

5- Como posso fazer para baixar a temperatura do ambiente de cultivo?

R.: Uma boa dica é usar água gelada para molhar a terra e para borrifar o kit. Poderá usar ar condicionado, mas cuidado para não secar o kit. Pode deixar o kit passar a noite na geladeira por algumas noites.

 

6- Parece que o micélio está subindo na terra. Normal?

R.: Sim. Isso é bom. Pode favorecer que os champignons brotem por cima da terra. Quando frutificam muito enterrados, acabam ficando cobertos de terra.

 

7- Quanto tempo demora para brotar champignons?

R.: Varia. Em média 20 dias.

 

8- As lamelas (lâminas abaixo do chapéu) ficaram com uma cor marrom. Está estragado?

R.: Não por isso. Os esporos do champignon têm cor de chocolate. São um sinal de que o cogumelo está maduro. Outros sinais indicarão se estiver estragado: perderá a crocância, se tornará viscoso e o cheiro ficará ruim.

 

9- Como faço para frutificar novamente?

R.: Não deixe pedaços de cogumelos depois de colher. Reorganize a terra nos locais onde colheu os cogumelos. Molhe novamente de maneira intensa. Deixe no escuro por uns três dias. Depois retorne para o local de cultivo e retome os mesmos cuidados da primeira frutificação.

Fechar
Fanpage Cogubras
Curta nossa página no Facebook e receba novidades, dicas, informações, curiosidades e receitas incríveis!